Quando um cliente não assume um compromisso de pagamento, o credor da dívida tem o direito de fazer uma reclamação. Isto tem de ser feito de uma forma formal, e através de uma carta de cobrança para cliente
Formato: | Microsoft Word |
Demora para preencher: | 13 minutos |
Baixar: | Modelo de carta |
Modelo de Carta de Cobrança para Cliente
Carta de Cobrança para Cliente
Prezado Cliente,
Em consequência de não sermos informados sobre o pagamento devido, nesta oportunidade demos início às atividades de cobrança. Portanto, é nossa responsabilidade informar que você possui uma dívida referente aos serviços e/ou produtos adquiridos conosco.
Detalhamos abaixo a sua dívida:
Descrição do Débito: Nº de Referência : XXXX – Emissão: DD/MM/AAAA
Valor Total: R$ XX,XX
Vencimento: DD/MM/AAAA
Valor Atualizado: R$ XX,XX
Gostaríamos de lembrar que todos os nossos serviços e/ou produtos possuem um contrato de aquisição o qual se estipulam direitos e deveres a ambas as partes, portanto, se solicitamos o pagamento de uma dívida significa que ela foi renegociada e/ou que é do conhecimento de ambas as partes que há um loanço a ser cumprido por parte do cliente.
Gostaríamos de lembrá-lo ainda, que todos os encargos pertinentes a juros e outras taxas de financiamento deverão ser noltidas em conta, se não forem pagas em dia. Neste sentido, informamos que o pagamento total da dívida especifícada acima na data de vencimento. Este pagamento é extremamente importante para mantermos nossa boa reputação de credor no mercado.
Solicitamos, portanto, a confirmação do pagamento e a adesão às possibilidades aqui descritas, devendo estes assuntos serem tratados com ATENÇÃO, URGÊNCIA e CELERIDADE, garantindo assim a continuidade de nossa boa relação de trabalho.
Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Atenciosamente,
[Empresa X]
O que é uma carta de cobrança para um cliente?
Uma carta de cobrança é um documento que é enviado a um cliente a fim de solicitar o pagamento de dívidas vencidas. Esta carta deve conter todos os detalhes das dívidas, incluindo o valor total, as datas para pagamento e quaisquer juros aplicáveis. Esta carta também deve ser assinada por um representante da empresa que está cobrando a dívida. Ela também deve ser acompanhada de todas as evidências claras de que uma determinada obrigação existe ao cliente, seguindo assim as diretrizes estabelecidas pela lei.
O que acontece se um cliente não pagar uma carta de cobrança?
Se um cliente não pagar uma carta de cobrança, o credor pode recorrer a medidas legais para recuperar o seu dinheiro, como ações judiciais. Se a inadimplência persistir, existem mecanismos legais para que o credor receba seu devido. Por exemplo, o credor pode propor uma execução judicial para obter a satisfação da dívida. Por fim, o credor pode ainda vender o título ou o crédito para outro investidor ou empresa.
Como posso cobrar um cliente que não pagou uma carta de cobrança?
A primeira coisa a fazer é enviar uma carta de cobrança amigável, lembrando ao cliente de sua obrigação de pagar. Em seguida, ofereça ao cliente algumas opções de pagamento, como pagamento por cartão de crédito, débito, transferência bancária ou cheque. Se o cliente não responder ao seu primeiro pedido, entre em contato por telefone ou e-mail para reiterar os termos da carta de cobrança e discutir com o cliente as possíveis maneiras de saldar a dívida. Em última instância, você pode decidir iniciar uma ação legal em uma tentativa de recuperar o dinheiro, o que deve ser feito com cautela, pois isso poderá irritar ainda mais o cliente e ter consequências desastrosas para o relacionamento entre vocês.
Como devo proceder caso meu cliente não pague a cobrança a após a carta de cobrança?
O primeiro passo é buscar entender as razões e motivos pelos quais o cliente não pagou a cobrança. Você pode entrar em contato com ele, para sanar possíveis dúvidas e entender melhor o atraso no pagamento. Busque negociar maneiras de pagamento que sejam viáveis para o seu cliente. Se necessário, ofereça um desconto ou algum benefício porém, estabeleça prazos claros para o pagamento.
Caso o cliente se recuse a pagar ou dentro do prazo estipulado, será necessário entrar com ação judicial para garantir a cobrança. É importante lembrar que, além do processo judicial, seu cliente não poderá mais ter acesso a crédito junto à sua empresa enquanto não regularizar a dívida e que existem possibilidades em que os créditos vencidos ainda possam abonar o saldo devedor. Assim, busque acordos que possam ser vantajosos para as duas partes e que sejam estáveis.
Tambén pode consultar:
Carta de Ingresos de Persona Independiente
Leia Mais
Carta de Crédito
Leia Mais
Carta de Quitação
Leia Mais
Carta Abonatória
Leia Mais
Carta de Crédito para Cliente
Leia Mais
Carta de Cobrança
Leia Mais
Carta de Cobrança Extrajudicial
Leia Mais
Carta cobrança mensalidade
Leia Mais
Carta de Reajuste de Preço
Leia Mais
Carta de Empréstimo
Leia Mais