As cartas são uma forma de comunicação escrita que se usa há muito tempo para enviar mensagens entre pessoas ou entidades. As cartas podem ter diferentes propósitos, formatos e estilos, de acordo com o contexto e o objetivo da comunicação. Se você está procurando um modelo específico de carta, abaixo oferecemos alguns para baixar em formato Word.
Carta de Proposição
Leia Mais
Carta de Anuência
Leia Mais
Carta de Ingresos de Persona Independiente
Leia Mais
Carta Proposta
Leia Mais
Carta de Crédito
Leia Mais
Carta para Desconto Escolar
Leia Mais
Carta para uma Amiga
Leia Mais
Carta de União Estável
Leia Mais
Carta de Dispensa de Aviso Prévio
Leia Mais
Carta Pessoal
Leia Mais
Carta de Desculpas
Leia Mais
Carta de Trabalho
Leia Mais
Carta de Recomendação da Igreja
Leia Mais
Carta de Demissão Imediata
Leia Mais
Carta ao Deputado
Leia Mais
Carta de Suspensão de Contrato de Trabalho
Leia Mais
Carta de Quitação
Leia Mais
Carta para Professora
Leia Mais
Carta Abonatória
Leia Mais
Carta ao Professor
Leia Mais
A seguir, neste artigo, vamos explorar alguns aspectos gerais das cartas e alguns exemplos de tipos de cartas.
Estrutura de uma carta
Um aspecto comum de todas as cartas é que elas têm um remetente e um destinatário, ou seja, uma pessoa ou entidade que envia a carta e outra que a recebe. O remetente e o destinatário devem estar claramente identificados na carta, normalmente com seus nomes, endereços e outros dados de contato. O remetente costuma escrever sua informação na parte de trás do envelope (no caso de cartas manuscritas) ou na parte da frente (no caso de cartas pré-impressas).
Outro aspecto comum das cartas é que elas têm uma data, que indica o dia, mês e ano em que se envia a carta. A data é sempre colocada no topo da carta, logo abaixo do cabeçalho. A data serve para contextualizar o conteúdo da carta e para manter um registro cronológico da correspondência.
Um terceiro aspecto comum das cartas é que elas têm uma estrutura básica que consiste em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução serve para cumprimentar o destinatário, apresentar-se se necessário e expor o motivo ou o assunto da carta. O desenvolvimento serve para explicar ou argumentar o motivo ou o assunto da carta com mais detalhe, fornecendo dados, exemplos ou evidências. A conclusão é útil para resumir a carta, ditar uma opinião ou formular um pedido, bem como para se despedir.
Tipos de cartas
Além desses aspectos gerais, as cartas podem ter características específicas de acordo com o tipo de carta que se trate. Existem muitos tipos de cartas, mas podemos classificá-las em duas grandes categorias: cartas formais e cartas informais.
Cartas formais
As cartas formais são aquelas que se usam para se comunicar com pessoas ou entidades com as quais se tem uma relação profissional, acadêmica ou institucional. As cartas formais costumam seguir normas de cortesia, respeito e precisão na linguagem. Alguns exemplos de cartas formais são:
- Carta de solicitação: usada para pedir algo a uma pessoa ou entidade, como um trabalho, uma bolsa, uma permissão, etc.
- Carta de recomendação: usada para avaliar as qualidades ou habilidades de uma pessoa perante outra pessoa ou entidade, como um empregador, uma universidade, etc.
- Carta de reclamação: usada para expressar uma queixa ou um descontentamento por um produto ou serviço recebido ou contratado.
- Carta de agradecimento: usada para mostrar gratidão por algo recebido ou realizado por outra pessoa ou entidade.
- Carta de demissão: usada para comunicar a decisão de deixar um cargo de trabalho ou uma responsabilidade.
Cartas informais
As cartas informais são aquelas que se usam para se comunicar com pessoas com as quais se tem uma relação pessoal, familiar ou amigável. As cartas informais costumam ter um tom mais próximo, afetuoso e coloquial na linguagem. Alguns exemplos de cartas informais são:
- Carta pessoal: usada para contar notícias, experiências ou sentimentos a uma pessoa querida, como um amigo, um familiar ou um parceiro.
- Carta ao Papai Noel: usada para expressar os desejos ou pedidos que se querem receber no Natal por parte das crianças.