A fim de formalizar a relação entre duas pessoas, é necessário legalizá-la. Por vezes, isto será feito com um casamento, mas outras vezes pode ser feito com uma união estável. Nesses casos, deve ser redigida uma carta de união estável.
Formato: | Microsoft Word |
Demora para preencher: | 17 minutos |
Baixar: | Modelo de carta |
Modelo de Carta de União Estável
Carta de União Estável
[Data]
[Seu nome] [Seu endereço] [Cidade]
[Empresa de Correios] [Endereço da empresa de correios]
Prezados Senhores,
Por meio desta, eu, [seu nome completo], portador do RG nº [número do RG] e CPF nº [número do CPF], residente e domiciliado na cidade de [cidade] – [estado], venho por meio desta carta declarar que mantenho união estável com [nome completo do parceiro(a)], portador(a) do RG nº [número do RG] e CPF nº [número do CPF], residente e domiciliado(a) na cidade de [cidade] – [estado].
A união estável teve início em [data de início da união estável] e é caracterizada pela convivência pública, contínua e duradoura entre duas pessoas, estabelecida com o objetivo de constituição de família.
Atenciosamente,
[Assinatura]
[Nome impresso]
Qual é o custo de uma carta de união estável?
O preço de uma carta de união estável varia de acordo com o local onde se deseja solicitar a carta. Por exemplo, no Distrito Federal, o valor cobrado para a emissão da carta é de R$ 60,00. No entanto, em alguns estados a carta pode custar até R$100,00. Atualmente, somente algumas capitais brasileiras disponibilizam a carta de união estável, sendo que as demais cidades ainda não oferecem este documento.
Qual o valor da taxa de união estável?
O valor da taxa de União Estável varia de acordo com a união do casal. Geralmente, instituições financeiras cobram uma taxa de administração que vai de 0,2% a 5,0% do saldo total da união. É importante lembrar que, além disso, muitos produtos oferecem taxas adicionais dependendo das circunstâncias e características específicas de cada casal.
Qual é o efeito legal do casamento e da união estável?
- Casamento: os cônjuges adquirem os direitos e deveres previstos na lei, ficam sujeitos às obrigações de convivência, fidelidade, auxílio e guarda recíprocos e são solidários na satisfação de obrigações assumidas em conjunto.
- União Estável: os membros da união estável podem pleitear a partilha de bens adquiridos durante a convivência, assim como alimentos para cada um, no caso de existir assimetria de rendimentos. Além disso, as partes desfrutam da proteção à família prevista na Constituição Federal.
Tambén pode consultar:
Carta Romântica
Leia Mais
Carta para o Dia dos Namorados
Leia Mais
Carta para Marido
Leia Mais
Carta de Divórcio
Leia Mais