Vivemos em um país nas mais diversas espécies de abusos de autoridade. Por isso, escrever uma carta de repúdio, seja a autoridade política ou a uma empresa, é uma forma de expressar indignação perante tal comportamento.
Formato: | Microsoft Word |
Demora para preencher: | 16 minutos |
![]() | Modelo de carta |
O que é uma carta de repúdio?
Uma carta de repúdio é um documento escrito no qual uma pessoa se dissocia de uma determinada situação, acção ou comportamento. Pode ser emitida por uma organização, partido político, agência governamental, instituição, entre outros. Esta carta pode ser utilizada como uma clara condenação ou para tornar pública uma negação das acusações ou relatórios que possam ter sido feitos. Pode também servir como aviso para tomar uma determinada decisão, proibir uma acção ou chamar a atenção para outra pessoa ou entidade.
Modelo de Carta de Repúdio
Carta de Repúdio
[Nome e endereço do Destinatário]
[Cidade, Estado]
[Data atual]
Assunto: Repúdio ao comportamento impróprio
Senhor/Senhora,
Venho através desta carta de repúdio expressar minha total indignação com o comportamento inapropriado que tem sido demonstrado por você. Especificamente, com relação a(o): [especificar].
Esta conduta está longe de ser aceitável e merece toda a punição possível.
A reputação que você construiu como [cargo/empresa/etc] nos últimos anos, certamente está seriamente prejudicada com o ocorrido. Eu e muitos outros estamos no direito de exigir que esta ação seja reparada de acordo com os nossos interesses.
O que se espera é que você tome as medidas cabíveis para corrigir o que foi malfeito e mostre ao mundo que é possível mudar.
Por fim, encerro esta carta com a certeza de que as medidas necessárias serão tomadas para corrigir tudo aquilo que foi mal feito. Esperamos que as atitudes posteriores ao ocorrido sirvam de exemplo para outros, e que ainda possamos contar com a sua experiência para melhorar a nossa comunidade.
Atenciosamente,
[Nome da Pessoa]
Quais são as implicações de uma carta de repúdio?
Uma carta de repúdio pode ter algumas implicações sérias para o destinatário, dependendo de quem a está a fazer e para que é utilizada. Uma carta de repúdio é por vezes utilizada em resposta a um comportamento ou acção imprópria. Este documento funciona como um aviso ao destinatário e pode ter efeitos negativos para essa pessoa, tais como ser despedido de um emprego, ser mal visto por outros, ser excluído de actividades profissionais, ser processado, ser visto como “desagradável” ou mesmo ser visto como uma ameaça. No pior dos casos, uma carta de repúdio pode destruir a reputação e a credibilidade da pessoa a quem é enviada.
Como é aplicada uma carta de repúdio?
Uma carta de repúdio é um documento a ser enviado à parte de um contrato que não cumpre as obrigações contratuais. Esta carta deve ser assinada por um representante legal autorizado da empresa ou da pessoa que envia a carta.
A carta deve indicar claramente o nome da outra parte, juntamente com uma descrição precisa das violações ou violações que, na sua opinião, ocorreram para justificar a carta de repúdio. Deve ser especificado um prazo para as partes envolvidas rectificarem o problema, sob pena de a relação contratual ser rejeitada. A carta deve ser redigida de forma responsável para evitar exigências indevidas.
Caso a parte não cumpra a sua obrigação de rectificar tal como estipulado na carta de repúdio, o acordo será rescindido. Isto significa que todas as partes serão libertadas de quaisquer obrigações subsequentes, incluindo a devolução de todos os bens transferidos entre elas.
Que documentos são necessários para apresentar uma carta de repúdio?
Para submeter uma carta de repúdio, são necessários os seguintes documentos:
- assinada pelo destinatário com uma prova de autenticidade.
- Cópia da factura de compra do produto, indicando o nome completo e o endereço do destinatário.
- Documentação relacionada com a reclamação, tais como fotografias, descrições, etc.
- Documentação que explique as razões pelas quais deseja repudiar o produto, e porque sente que o produto não correspondeu às suas expectativas.
- Cópia do contrato de compra, caso exista.
Tambén pode consultar:

Carta administrativa
Leia Mais

Carta de Cancelamento de Nota Fiscal
Leia Mais

Carta de Garantia
Leia Mais

Carta para Desocupação do Imóvel
Leia Mais

Carta de sinistro
Leia Mais

Carta de boas-vindas
Leia Mais

Carta de Dispensa
Leia Mais