Uma carta de cobrança extrajudicial é uma das etapas que deve ser seguida por todo credor que deseja receber seus direitos e valores devidos. Neste documento, o credor informa ao devedor sobre os débitos que ele mesmo pendentes e lhe concede um último prazo para saldá-los. O não cumprimento desse prazo poderá resultar, entre outras ações, em ações judiciais.
Formato: | Microsoft Word |
Demora para preencher: | 12 minutos |
Baixar: | Modelo de carta |
Por isso, antes de entrar na justiça para cobrar a dívida, o credor tem que apresentar sua Carta de Cobrança Extrajudicial para o devedor. Neste documento é muito importante ressaltar todas informações sobre a cobrança, o valor devido, o prazo para o ressarcimento e as possíveis consequências em casa de não-pagamento.
Modelo de Carta de Cobrança Extrajudicial
Carta de Cobrança Extrajudicial
Dados:
Devedor: …………………………………………………………………………..
Endereço: ………………………………………………………………………….
Credor: …………………………………………………………………………….
Endereço: ………………………………………………………………………….
[Data]
[Endereço do devedor]
Assunto: Débitos em Aberto
Exmo. Sr. [nome do devedor],
Venho através desta solicitar o pagamento dos débitos em aberto em nome do [nome do credor], a seguir:
[Observação: ao listar os débitos devidos, inclua todos os detalhes necessários, incluindo datas, valores etc.]
Valor Total Devido: ……………………………………………………
Prazo para Pagamento: ………………………………………………..
A não liquidação dos débitos acima mencionados no prazo acima estabelecido, acarretará a adoção de providências judiciais de nosso direito para a recuperação do crédito em aberto, sem prejuízo da cobrança de juros, multa e honorários advocatícios.
Por fim, informo-lhe que para evitar o uso da via judicial, que trará complicações e custos desnecessários, ação que deverá ser de sua inteira responsabilidade, encontramos-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos e/ou acordos que se façam necessários.
Atenciosamente,
[Nome do Credor]
[Assinatura]
[Carimbo]
Qual documento deve acompanhar a carta de cobrança extrajudicial?
A carta de cobrança extrajudicial pode ser acompanhada de cópias de notas fiscais, documentos de compra e venda, contratos ou outros documentos que comprovem o débito.
Quais as consequências de não acompanhar a carta de cobrança extrajudicial com um documento?
Quando uma carta de cobrança extrajudicial é enviada a um devedor e ele não responde ou não acompanha com um documento, as consequências podem ser diversas. A emissão de títulos sujeitos à execução ou mesmo o início de um processo judicial podem ser iniciados para cobrar a dívida. Além disso, se o devedor possui um bom histórico de crédito, ele pode ver sua pontuação reduzida por não pagar a dívida, o que pode dificultar a obtenção de novos empréstimos no futuro.
Quando não é possível acompanhar a carta de cobrança extrajudicial com um documento, é necessário notificar o devedor?
Sim, é necessário notificar o devedor mesmo que não seja possível acompanhar a carta de cobrança extrajudicial com um documento. Isso é importante para notificar o devedor que seu pagamento não foi recebido e deixá-lo ciente de que ele pode se comprometer a cumprir com as obrigações durante um período determinado. Normalmente, a carta de notificação deve conter informações sobre a dívida, as melhores formas de pagamento, a data limite para pagamento e outras informações relevantes para o caso.
Quais os direitos do credor ao receber uma carta de cobrança extrajudicial?
O credor possui o direito de exigir o pagamento da dívida ao receber uma carta de cobrança extrajudicial. Além disso, o credor também pode recorrer à Justiça para a recuperação do crédito em aberto, cobrando juros, multas e honorários advocatícios, se necessário.
Tambén pode consultar:
Carta de Ingresos de Persona Independiente
Leia Mais
Carta de Crédito
Leia Mais
Carta de Quitação
Leia Mais
Carta Abonatória
Leia Mais
Carta de Crédito para Cliente
Leia Mais
Carta de Cobrança
Leia Mais
Carta cobrança mensalidade
Leia Mais
Carta de Reajuste de Preço
Leia Mais
Carta de Cobrança para Cliente
Leia Mais
Carta de Empréstimo
Leia Mais